Confira quais erros podem "naufragar" a sua carreira

Quais são os principais erros cometidos por um profissional que podem "naufragar" a sua carreira, por mais que ele esteja preparado e seja competente? E o que fazer para evitar esses deslizes?
De acordo com o presidente da Gutemberg Consultores, Gutemberg B. de Macedo, o primeiro grande erro do profissional pode estar na sua apresentação pessoal e em uma postura inadequada. "O profissional que não valoriza o seu cargo, sendo displicente com suas roupas, chamando a atenção do seu chefe nas horas inoportunas e fazendo brincadeiras ofensivas, certamente estará naufragando sua carreira".

Ambição e arrogância
Outro erro apontado por Gutemberg é a ambição exagerada. "São aqueles profissionais que, desde que tenham sucesso, não se importam quais foram os meios para isso, como a manipulação de informações".
Além disso, os profissionais arrogantes também correm um sério risco de não serem bem-sucedidos no trabalho, porque são pessoas que deixam de ouvir conselhos e que não se importam com as críticas construtivas.

Apatia e incoerência
Um fator que também pode arruinar uma carreira rapidamente é a apatia, o que acontece com aqueles profissionais que perderam a motivação com seu trabalho e não procuram desafios.
Há ainda aquelas pessoas que são incoerentes. "Dizem uma coisa, mas fazem outra, ou seja, a palavra não corresponde à ação e é diante desse cenário que acontecem as crises de liderança".

Outros "As" inimigos
A afobação no ambiente de trabalho pode ser bastante prejudicial, que é característica daqueles profissionais que agem pela emoção e não pela razão, perdendo o controle.
Gutemberg destaca também que os atalhos no desenvolvimento da carreira podem atrapalhar. "Aqueles que querem cortar caminho se prejudicam depois. Exemplo: sabem que precisam ter um inglês fluente, mas por trabalhar em uma empresa nacional, na qual não há essa cobrança, deixam para aprender depois. Entretanto, com o passar do tempo, perdem o emprego e não conseguem se recolocar no mercado de trabalho por não ter o inglês fluente".
Por último, o consultor alerta que os profissionais avarentos, executivos que trabalham apenas pelo dinheiro e não para fazer um bem para a empresa ou para a sociedade, têm uma carreira mais curta. "As pessoas que cometem esses erros podem até ter um sucesso rápido, mas a queda é mais ágil ainda".
Para evitar esses erros, Gutemberg aconselha a fazer uma avaliação do plano de carreira a cada três meses. "Os profissionais devem aceitar uma crítica construtiva, buscar informações em livros e manter uma vida profissional e familiar equilibrada".


Origem: http://www.administradores.com.br/noticias/confira_quais_erros_podem_naufragar_a_sua_carreira/23522/
Por Luana Cristina de Lima Magalhães - InfoMoney

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curta Vigiados - Produção de Vídeo

Desligamento do Windows via Rede