Cursos técnicos: Sucesso garantido?

Qualificação profissional, seriedade, comprometimento e habilidades técnicas são características que toda empresa procura encontrar nos colaboradores quando realiza um processo de seleção. O curso técnico e/ou técnólogo é o caminho mais rápido para que o profissional obtenha sucesso nesse processo, pois os alunos (a título de exemplo) iniciam os cursos técnicos com aproximadamente 16 anos e obtêm a conclusão aos 17 anos, essa é a idade ideal para iniciar uma carreira profissional e o melhor, com uma base técnica pronta para exercer uma função, ou seja, em 2 anos (aproximadamente) o aluno se torna um profissional qualificado com o mínimo de investimento. Mas não podemos esquecer que o mercado é competitivo e para manter no topo devemos manter essa qualificação para sempre surpreender o mercado em busca de novos horizontes. Para findar essa discussão me coloco como exemplo. Ao concluir o ensino médio iniciei o curso técnico em Processamento de Dados (na época ambos os cursos eram conjugados) consegui meu primeiro estágio na área, claro que o objetivo não era a remuneração e sim a experiência que eu adquiriria durante esse período e a cada etapa eu crescia mais e mais, pois estava focado na excelência. Ao concluir o curso técnico eu estava ocupando um importante cargo em uma grande empresa de Desenvolvimento de Software, mas mesmo com a formação técnica concluída e uma ótima posição no mercado de trabalho eu não descansei e fui atrás do Curso Superior, onde as portas se abriam além das expectativas e fui fazer parte de uma importante empresa de Desenvolvimento de Sistemas em São Paulo, “ótimo” eu estava no topo, mas depois de um bom tempo de trabalho deparei com um triste dilema: largar a faculdade ou a empresa, pois ambos necessitavam de atenção integral. Pensei por vários dias e tomei a mais importante decisão da minha vida... Larguei a empresa e coloquei foco nos estudos e antes que eu concluísse a faculdade recebi a proposta de montar uma empresa no ramo Software para internet. Mesmo com uma ótima estabilidade no mercado de trabalho não larguei de forma alguma a busca pelo conhecimento e fui atrás da pós-graduação, hoje estou iniciando a segunda pós e me direcionando para o Mestrado e assim rumo a excelência. Acredito que a mensagem foi bem clara: "Busca constante pela qualificação resulta no sucesso garantido". Essa história é um caso de sucesso (em minha opinião) de como o curso técnico pode abrir as difíceis portas do mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funcionam as coisas

A marca de liderança faz a diferença